top of page

Guia de raças: Samoieda

Olá meus amores, tudo bem?

Hoje vim trazer um novo quadro chamado GUIA DE RAÇAS.

Nele contaremos um pouco mais sobre algumas raças de médio porte até os grandões.

A primeira raça do nosso quadro é nada mais nada menos do que o Samoieda.

Originado da Sibéria, o Samoieda é um cão que sem dúvidas chama atenção onde passa. O pelo é branco puro, podendo variar entre creme ou branco com marcações biscoito, a pelagem externa é dura, áspera e afastada do corpo, enquanto a subpelagem é curta, macia e densa, criando uma pelagem longa, bonita e charmosa.

O peso do Samoieda varia entre 17 a 32 kg, já o tamanho varia entre 53 (fêmea) a 57 cm (macho), considerado cães de porte médio pelo CBKC.

Seus olhos são marrom escuros, bem inseridos nas órbitas,ligeiramente oblíquos e de forma amendoada, além de terem as pálpebras bem pigmentadas de preto.

A expressão chamada “sorriso do Samoieda” é formada pela combinação da forma dos olhos com sua posição, e os cantos da boca ligeiramente curvados para cima.

A personalidade do Samoieda reúne algumas contradições: ao mesmo tempo que é alegre, inteligente, e intuitivo pode ser também teimoso quando quer.

Esses cães gostam de crianças, adultos e costumam se dar bem com outros animais e estranhos. Normalmente são calmos dentro de casa, porém necessitam de exercícios diários físicos e mentais, porém se ficarem aborrecidos poderão latir e cavar.

Mesmo depois de adulto o Samoieda se mantém brincalhão.

Essa raça demanda adestramento desde muito cedo. O tutor deve ensinar o cão a se aproximar quando solicitado e deixá-lo vivenciar o máximo possivel de encontros com cães, gatos e outros pets. Também é importante que o dono mostre sua autoridade.

Não é possivel ganhar respeito do Samoieda usando palavras ásperas, gestos agressivos e punições fisicas. {lembrando que agredir um animal de estimação é visto por lei como maus-tratos e considerado crime (Lei 9605/98), qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal deverá ser denunciado na Delegacia de Polícia. Se presenciou uma cena de maus-tratos acione a Polícia pelo 190 e aguarde no local até que a situação esteja regularizada.}

Os cuidados com a pelagem do Samoieda são simples, não é recomendado escovar demais a pelagem, pois o hábito pode danificar a subpelagem. Durante a troca de pelos, um pente grosso de dentes metalicos é o instrumento ideal para remover os pelos soltos. Caso forme nó, retire cuidadosamente com o auxilio de um pente ou rasquedeira.

As unhas devem permanecer curtas.

Ele requer exercicios diários, e pouco se importa com o mau tempo. Uma vez crescido, longas caminhadas diárias são aconselháveis para mantê-lo em boa forma.

Sugestões de raça para nosso novo quadro?

Mande para blogdaniinabr@gmail.com ou comente aqui em baixo!

Espero que tenham gostado!

Até breve...


bottom of page